Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Fui enganado...

por Samuel Garcia Portugal, em 16.05.16

Estava no terceiro ano da faculdade. Sempre gostei de futebol/futsal, jogava regularmente com amigos e até tinhamos uma equipa (muito fraquinha) que participava nos torneios da faculdade.

A determinada altura, a Powerade começou a ter um passatempo onde oferecia presentes aos melhores classificados num concurso que eles tinham, do tipo quiz. Contava se a resposta estava certa ou errada, e contava a velocidade com que cada pessoa respondia às perguntas.

E eis que eu me apercebo de uma coisa. Era possível subverter o sistema. As perguntas eram as mesmas para todos os utilizadores, apesar das perguntas e as respostas poderem vir numa ordem diferente. Bastou-me portanto criar um utilizador secundário, ver todas as perguntas e anotar as repostas de antemão. Depois, com o meu utilizador real, responder (sempre acertadamente) o mais rapidamente possível.

Os rankings eram mensais e eu estava em primeiro lugar para receber o prémio daquele mês (uma bola de futsal). Mas entretanto recebi um e-mail que me deixou deveras preocupado...

 

From: no-reply@powerade.pt

Carissimo(a) usuario(a):

Devido a recentes investigacoes, foram descobertas actividades fraudulentas no contexto no concurso corrente, referente ao mes de Abril.
A sua conta foi considerada perigosa. Por estes motivos esta conta sera banida da Liga Powerade.

As autoridades competentes tratarao do caso daqui em diante.

A administracao da Liga Powerade.

Comentei com os meus colegas, eles diziam-me para ter cuidado, que se calhar ia ter problemas.

handcuffs-lg.jpg

 

Andei uns dias em que não conseguia parar de pensar naquilo. Apesar de ter subvertido o sistema, não tinha feito nada de ilegal. No máximo podiam excluir-me dos prémios, mas nunca poderiam exercer nenhuma ação judicial sobre mim (ou era essa a minha dúvida).

Eis que um colega meu, vendo a minha angústia, resolveu dar a entender que se calhar não tinha sido a Powerade a enviar aquilo...

E não tinha sido mesmo. Tinham sido os meus colegas para me apanhar numa brincadeira. "Mas como? Se o e-mail veio de um endereço da Powerade?" perguntam vocês?

Nessa semana, na aula prática de uma das disciplinas que tínhamos, estavamos a aprender a usar comandos SMTP para enviar e-mails. Pondo isto em linguagem mais simples, se tivessemos acesso a um servidor SMTP (um tipo de servidor específico de envio de e-mails), podíamos enviar o e-mail em nome de quem nos apetecesse. Hoje em dia, os vários clientes de e-mail, e o próprio gmail já assinalam este tipo de e-mails como sendo possivelmente fraudolentos (não necessáriamente SPAM), e indicam que não conseguiram confirmar o destinatário, mas naquela altura não.

Os meus colegas tinham essa aula à terça-feira e eu só a teria à sexta-feira, pelo que eles tinham tempo para me deixar aqueles dias na dúvida. Descobri antes disso, mas efetivamente fui enganado durante alguns dias.

P.S. Ainda tenho a bola da Powerade lá em casa :D

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:26


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor





Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.